Polícia investigará se placas solares causaram queda de teto de igreja no Morro da Conceição, no Recife
Secretário informou que laudo deverá apontar a causa do desabamento
agosto 30, 2024 - 4:25 pm

Secretário Alessandro Carvalho, da SDS. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá
O secretário Alessandro Carvalho, da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), declarou que não pode descartar a relação entre a instalação de placas solares e o desabamento do teto do Santuário Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, no Recife, que resultou em duas mortes e dezenas de feridos nesta sexta-feira (30). O serviço de instalação das placas solares foi encerrado nos últimos dias.
“A gente vai precisar de um laudo feito por pessoas capacitadas para saber qual era a capacidade de ar peso do telhado”, declarou o secretário. “É prematuro a gente dizer qualquer coisa nesse momento, mas não pode ser descartado”, completou.
“Estamos trabalhando para esclarecer isso. Deve ser instaurado um inquérito pela Polícia Civil. Nós teremos um laudo de perícia”, afirmou Carvalho.
A Secretaria de Defesa Social informou, mais tarde que foram socorridas, para unidades hospitalares, 22 vítimas e, infelizmente, 2 pessoas foram a óbito sendo um homem com 54 anos e uma mulher de 68.
Um inquérito da Polícia Civil já foi instaurado, sendo requisitadas as imagens para colaborar nas investigações.
“O drone da Defesa Civil do Estado já fez um sobrevoo para fazer as imagens e compartilhar com as autoridades responsáveis pelo caso, além de uma avaliação prévia da estrutura relizada por engenheiros da SEPDEC”, diz trecho da nota enviada à imprensa.
A SunBrasil, responsável pela instalação das placas, emitiu uma nota, através das redes sociais, em que afirma que a igreja tinha “laudo estrutural autorizativo”. A empresa disse ainda que se coloca à disposição para outros esclarecimentos.