De Cannes para o Enem: confira 5 filmes que já participaram do festival e podem ajudar na prova m6j67

1g1348

Assistir a obras brasileiras que já estiveram em Cannes pode enriquecer o repertório sociocultural do candidato

De Cannes para o Enem: confira 5 filmes que já participaram do festival e podem ajudar na prova

Filme “Memórias do Cárcere” está na lista. (Foto: Reprodução/YouTube)

No último domingo (18), a presença de atores e diretores brasileiros no tradicional Festival de Cinema de Cannes repercutiu em grande escala nas mídias e redes sociais. Em sua 78ª edição, o evento é um grande palco da cinematografia mundial, celebrando artistas e obras dos quatro cantos do mundo.

Para os estudantes que estão focados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, e mesmo assim gostam de apreciar um bom filme no tempo livre, existe um combo perfeito que eia entre a diversão e os estudos: assistir a obras brasileiras que já estiveram em Cannes e se atentar às temáticas retratadas nelas, enriquecendo o acervo de repertório sociocultural para a redação.

Ter conhecimento de mundo é fundamental para realizar uma boa prova f716n

Conforme a professora de redação, Cecília Diniz, é indispensável que o estudante adquira bagagem cultural para um bom embasamento na redação.

O Enem, através da competência 2 da redação, leva ao aluno à ideia de que todo conhecimento deve ser considerado na hora da escrita, principalmente quando enxergamos a aquisição de conteúdos – escolarizados ou não – como fundamentais na construção dos saberes, dos valores e do posicionamento crítico. Por causa disso, assistir a filmes, ler livros, acompanhar noticiários são ações correspondentes ao que chamamos de “conhecimento de mundo”. Um estudante preparado para a redação é um estudante antenado e, pensando em manifestações artísticas, os filmes brasileiros que foram a Cannes trazem, normalmente, aspectos relevantes do cotidiano e da história do país“, explica a docente.

Pensando nisso, o LeiaJá, em parceria com o Vai Cair No Enem, separou cinco longas-metragens brasileiros que já participaram do festival e podem ajudar o aluno durante o exame. Confira:

Bacurau (2019) 382j5w

Como mais um sucesso premiado do diretor Kleber Mendonça Filho, o filme retrata a jornada dos habitantes de Bacurau, um povoado no sertão do Brasil, ao descobrirem que a pequena cidade não pode mais ser encontrada nos mapas. Ao decorrer da trama, eles se deparam com a presença de estrangeiros no local, e logo percebem que as coisas estão fora do normal. A história se desenvolve quando a cidade começa a ser atacada e coisas estranhas am a acontecer, obrigando os personagens a se unirem, em meio ao caos, para encontrar formas de se defender.

Assista no Globoplay

Vidas Secas (1963) 2m6z3y

Clássico da literatura brasileira, a obra “Vidas Secas” ganhou vida nas telonas em 1963, quando o diretor Nelson Pereira dos Santos resolveu contar a história escrita por Graciliano Ramos. O filme narra a trajetória de uma família nordestina que, em meio à seca e à miséria, luta para sobreviver e parte em busca de um lugar melhor para morar. Mostrando os dramas pessoais dos personagens Fabiano, Sinhá Vitória, seus filhos e a cachorra Baleia, a trama retrata tópicos importantes como desigualdade social e exploração humana.

Assista no YouTube

Memórias do Cárcere (1984) 6t4td

Dirigido por Nelson Pereira dos Santos, “Memória do Cárcere” narra a história do escritor pernambucano Graciliano Ramos, preso injustamente na década de 1930 sob acusação de ligação com o Partido Comunista. Servidor público, Graciliano vivia em Alagoas e levava uma vida simples quando foi capturado pela polícia e encaminhado para uma prisão em Ilha Grande. A história se desenvolve quando o autor, que a a conviver com criminosos e conhecer suas histórias, enquanto detido, decide começar a escrever sobre a vida e os maus-tratos que sofria na prisão.

Assista no Globoplay ou YouTube 

Aquarius (2016) 2i2172

Na obra dirigida por Kleber Mendonça Filho, conhecemos a história de Clara (Sonia Braga), uma jornalista aposentada e viúva. Com três filhos já criados e adultos, a protagonista vive um dilema quando se nega a vender o apartamento em que morou durante anos para uma construtora interessada. A trama é ambientada no bairro de Boa Viagem, zona Sul e nobre da cidade do Recife, e se desenrola quando Clara se vê obrigada a lutar contra as ameaças e assédios sofridos para que ela deixe o lugar em que viveu durante décadas.

Assista na Netflix

O Pagador de Promessas (1962) 4o1911

Em “O Pagador de Promessas”, o telespectador conhece a história de Zé do Burro, um homem humilde, casado, cristão e devoto de Santa Bárbara. A história é retratada no sertão da Bahia, onde Zé do Burro e Rosa, sua esposa, vivem em uma casinha simples e pequena. A trama começa a se desenrolar quando um raio atinge o burro de estimação do protagonista, e para salvá-lo, Zé faz uma promessa a sua santa: carregar uma imensa cruz de madeira até a Igreja de Santa Bárbara, em Salvador. O burrinho acaba sobrevivendo, mas Zé ainda precisa cumprir com o que prometeu e enfrentar uma longa e intrigante jornada até concluir o seu objetivo e ficar em paz com a santinha.

Assista no Globoplay, Prime Video ou YouTube

Tema: “Brasil real através da ficção” 5q4j20

Como tema para treinar, Cecília sugere aos estudantes “Brasil real através da ficção”, um tópico atual, como o Enem costuma cobrar, e que pode ser encaixado em todas as obras mencionadas.

“Usar repertórios atuais, locais, traz também a personalidade – chamada de autoria – para o seu texto, contribuindo para a argumentação sobre um problema proposto na frase temática, que, em geral, é brasileiro. Acho que dá para pensar no “Brasil real através da ficção”, como uma tentativa de popularizar temáticas desafiadores e viscerais, como a especulação imobiliária em Aquarius, ou a corrupção e currais eleitorais em Bacurau”, finaliza a professora.

LeiaJá também 2t2m5