Dia do vestibulando: confira dicas para relaxar e driblar o acúmulo de estresse e ansiedade pré-vestibular 402f4p
1g1348
Psicóloga lista hábitos que são eficazes para trazer um descanso nesta época conturbada de vestibular
maio 24, 2025 - 10:06 am

A data é comemorada anualmente como uma forma de homenagear os esforços e abdicações de estudantes que prestam vestibulares todos os anos. Foto: Freepik.
Neste sábado (24), o Dia do Vestibulando é celebrado em todo o Brasil. Apesar de não ter sido oficialmente instituída, a data é comemorada anualmente como uma forma de homenagear os esforços e abdicações de estudantes que prestam vestibulares todos os anos.
Dedicados a seguir uma rotina muitas vezes cansativa e cheia de obstáculos, milhares de vestibulandos acabam sentindo a necessidade de dar um “stop” nos estudos e relaxar um pouco, fazendo atividades que os permitam driblar o acúmulo de estresse e ansiedade pré-vestibular.
Por isso, neste Dia do Vestibulando, o LeiaJá, em parceria com a plataforma educacional Vai Cair no Enem, conversou com a Psicóloga Glória Luna para saber que hábitos são eficazes para trazer um descanso nesta época conturbada de vestibular.
Realize atividades proveitosas para você 616t2q
De acordo com a especialista, o ideal para um relaxamento eficaz é sair um pouco do centro do conteúdo, se distanciando, mesmo que momentaneamente, do ambiente escolar e acadêmico, e migrando para outros cenários. Além disso, Glória afirma que o grande diferencial para obter um momento de descanso é realizar atividades que são, de fato, proveitosas para o aluno.
Confira exemplos de algumas delas:
1- Ouvir música 3zbt
2- Praticar Yoga ou técnicas de relaxamento 2q6940
3- Praticar atividade física ou algum esporte 4o6c41
4- Conversar com os amigos assuntos não acadêmicos 6f2oo
Apesar das opções, a especialista reitera que o estudante deve sempre fazer e priorizar aquilo que o deixa mais confortável, descansado e aliviado. “Bom, quando a gente pensa em relaxar e desestressar, a gente sempre pensa em algo que é prazeroso para cada um de nós. Porque o que pode ser para mim, pode não ser para você. Pode não fazer sentido para você”, destaca.
Como as dicas podem se aplicar à rotina dos vestibulandos? d3l3z
Estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Ebert dos Santos, de 17 anos, conta que se prepara diariamente para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e adotou uma rotina de estudos pesada e cansativa para alcançar a aprovação no curso de medicina.
“Eu estou me preparando de forma bastante dedicada, e tenho um cronograma de estudos que sigo diariamente, focando principalmente nas disciplinas que eu tenho mais dificuldade, e nas mais exigidas do vestibular que eu preciso ar. Eu também reviso as questões que respondo e não faço cursinho, mas tento manter em ordem um ritmo constante de estudo. Eu pretendo cursar medicina. Sei que é um curso bastante concorrido, mas é um sonho antigo, e eu tenho empenhado bastante para poder conseguir essa vaga”, afirma o discente.
Vivenciando um cronograma intenso, Ebert relata que acorda bem cedo todos os dias para ir ao colégio, e quando retorna, procura dividir seu tempo entre toda as disciplinas cobradas na prova, dando uma atenção especial às matérias que possui mais dificuldade, e também reservando um momento para poder revisar os simulados que faz na escola.
Para escapar um pouco dos livros, o estudante conta que pratica atividade física, escuta música e assiste seus filmes e séries favoritos.
“Eu sinto que eu alguns momentos fico cansado e ansioso para poder ar e conseguir essa vaga na faculdade, mas também sei que isso é por um objetivo maior, e com mais dedicação e mais forças, eu vou conseguir ar na faculdade. Para aliviar essa pressão, eu costumo jogar futevôlei e dominó no colégio. Também escuto música e assisto série e filme. Acho que essas coisas me ajudam a relaxar e controlar melhor a minha ansiedade e pressão”, diz.
Fazer terapia também pode ajudar a relaxar antes do vestibular 4s3u18
Para Glória, além das atividades de lazer e prazer, iniciar ou dar continuidade a um tratamento psicoterápico pode fazer a diferença na vida dos estudantes e, consequentemente, em seus resultados no vestibular.
“Para quem já faz psicoterapia, é um momento em que você vai olhar para si e cuidar de você emocionalmente e mentalmente. A psicoterapia contribui bastante para este processo de e e apoio emocional. Então é fazer, diante de um leque de possibilidades e de atividades que possam te trazer prazer diminuindo o teu estresse, o que te faz sentido”, finaliza a psicóloga.