Quadrilha Dona Matuta é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife 3u2z2g

1g1348

Título foi adquirido após votação unânime na Câmara Municipal do Recife

Quadrilha Dona Matuta é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife

Quadrilha Dona Matuta. Foto: Cortesia/Comunicação Dona Matuta

Nesta segunda-feira (19), a comemoração dos 19 anos da quadrilha junina Dona Matuta ganhou novas proporções. Após votação unânime na Câmara Municipal do Recife, o grupo recebeu o título de Patrimônio Imaterial do Recife. O Projeto de Lei (PL) nº 75/2025 é de autoria da vereadora Natália de Menudo (PSB).

Com a aprovação, a Dona Matuta torna-se a primeira quadrilha junina a ser reconhecida como Patrimônio Imaterial do Recife. O título é um marco na valorização da cultura popular nordestina e das tradições juninas da cidade.

“A Dona Matuta é símbolo de resistência, arte e identidade do nosso povo. Reconhecer esse grupo como patrimônio é um gesto de justiça cultural. Esse título valoriza as periferias que produzem arte com excelência e amor. É uma honra ser autora desse projeto”, afirmou a vereadora Natália de Menudo.

Em 2006, no bairro de San Martin, Zona Oeste do Recife, nascia a Dona Matuta, uma das mais premiadas quadrilhas juninas de Pernambuco. Nos espetáculos, o grupo mistura arte, poesia, música ao vivo e memória afetiva.

Legado da Dona Matuta 21535q

A Dona Matuta é pentacampeã do concurso de quadrilhas da Rede Globo em Pernambuco, além de bicampeã estadual. Também já circulou em festivais regionais e nacionais, assim como para o palco do Festival de Dança do Recife.

“Fazemos cultura há mais de 18 anos com muito esforço e amor. Receber esse título é o maior presente que poderíamos ganhar no mês em que celebramos os 19 anos da nossa instituição. Esse reconhecimento fortalece a nossa história e dá ainda mais sentido ao que fazemos”, pontuou Vanbaster Oliveira, diretor de comunicação e marketing da Dona Matuta.

Este título também contribui para garantir a visibilidade institucional, preservação da memória e o às políticas públicas de incentivo à cultura popular.

Quadrilha Dona Matuta. Foto: Cortesia/Comunicação Dona Matuta

*Com informações da assessoria