Luto toma conta do Morro da Conceição, no Recife 4j6u5z
1g1348
Moradores dos arredores do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, falam do choque ao saberem do desabamento do teto da Igreja
agosto 30, 2024 - 8:44 pm

Foto: Júlio Gomes/LeiaJá
Os moradores do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, sentiram um baque após o desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na tarde desta sexta-feira (30). Além do impacto da notícia de duas vítimas fatais e das dezenas de feridos, a própria igreja é símbolo de fé para milhares de recifenses.
É o caso, por exemplo, de Andreia dos Santos Ferreira, de 49 anos. Moradora do Morro a vida toda, ela tem o costume de frequentar a igreja com seu filho, e se sentiu chocada ao saber do incidente. Ela também observou o tempo que o local deverá permanecer interditado. “Nunca vi, esse tempo todo que eu moro aqui, não, nunca teve [interdição]. Só quando teve essa obra, quando teve a reforma dela, né, mas fora isso, nunca vi uma situação dessa não”, afirma.

Andreia não conseguiu ainda confirmar se ela conhece alguma das vítimas, mas ficou aliviada em saber que não havia nenhum familiar seu envolvido. No entanto, ela disse que sentiu o impacto da tragédia na hora que soube. “Eu fiquei muito triste. Eu tava no trabalho e quando me disseram eu fiquei em choque. Até comprei uma caixa de remédio porque minha cabeça começou a doer na hora”, relembra.
Por outro lado, a notícia não foi tão feliz para todos, como Marcones Ferreira de Lima, de 62 anos. Seu irmão, Marcos Ferreira, de 63 anos, estava dentro da igreja quando o teto desabou. O susto foi tremendo para Marcones porque ele tinha acabado de falar com o irmão, poucos minutos antes dele entrar no Santuário. “Eu fiquei achando que meu irmão tinha se acidentado. Na hora que eu vi ele entrando [o teto] tinha desabado em cima dele. Graças a Deus foi, desabou, mas não do jeito que eu tava imaginando na hora que ele entrou”, relata.

Marcones afirmou ainda que seu irmão foi resgatado com um machucado na região da costela, e está sob cuidados médicos no Hospital dos Servidores do Estado, no bairro do Espinheiro.
Estrutura da igreja não estava comprometida 6f6t54
O Santuário do Morro da Conceição ava por pequenas reformas para se preparar para as festividades do dia 8 de dezembro. Entre os reparos, Marcos, de 26 anos, morador do bairro do Pina, na Zona Sul, trabalhava na equipe da elétrica. Ele ficou levemente machucado, apenas com um corte na perna, porque estava dentro da secretaria, que fica em uma parte lateral do templo.

No entanto, Marcos informou que, trabalhando há cinco meses no local, não tinha como a queda do teto ser causada por problemas de infraestrutura. “Não tinha infiltração na igreja, não tinha nem uma rachadura”, pontuou.
LeiaJá também:
Aperenováveis lamenta tragédia no Morro da Conceição e se coloca à disposição para elucidar o caso