“Mãe” de bebê reborn afirma que teve atendimento negado pelo SUS e vídeo satírico viraliza 591m29

1g1348

“Febre reborn” é nova aposta para obter cliques nas redes sociais

“Mãe” de bebê reborn afirma que teve atendimento negado pelo SUS e vídeo satírico viraliza

Em vídeo, mulher ironiza “mães de bebês reborn” em pauta sobre atendimento no SUS. Fotos: Reprodução/X

Falar das bebês reborn, bonecas realistas e hiper-realistas que imitam recém-nascidos, continua rendendo bons cliques nas redes sociais. Comercializado no Brasil há anos, o item ou de apenas um brinquedo para um artigo de colecionador e, recentemente, até virou pauta política nas casas legislativas do país, por sua inserção em contextos de maternidade e paternidade reais. Neste sábado (17), um novo vídeo sobre o tema viralizou. No registro, uma mulher afirma que teve o atendimento negado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ao tentar levar a “filha reborn” a uma consulta.

Apesar de inusitado, o tópico se tornou roteiro de milhares de vídeos em redes como o TikTok e o Instagram Reels. No novo vídeo viral, a mulher carrega no colo e amamenta uma boneca comum, mas se diz “mãe reborn” e se queixa da falta de assistência para este tipo de “maternidade” no país. O tom pode até confundir os usuários, em meio a tantos relatos verdadeiros sobre mulheres que se veem como mães das bonecas. No entanto, se trata de um vídeo satírico.

“Eu sou a mãe reborn que tive o atendimento da minha filha negado pelo SUS. Graças a Deus, e a alguns políticos sérios deste país, nós, mães de bebês reborn, estamos conseguindo lutar contra o preconceito daqueles que ainda tentam nos manter à margem da sociedade. Eu queria agradecer imensamente ao vereador Vitor Hugo, do MDB, por todo o apoio à nossa luta. Graças a ele, agora nós teremos o Dia da Cegonha Reborn, que vai ser todo dia 4 de setembro”, diz a autora do vídeo.

“Nós não podemos ser estigmatizadas de forma vexatória. Precisamos de escuta qualificada. Merecemos respeito. Onde estão os pesquisadores desse país? Onde estão os nossos cientistas?”, continua a internauta.

Dia da Cegonha Reborn 452817

A informação sobre o Dia da Cegonha Reborn, porém, a longe de ser uma sátira. No último dia 7 de maio, vereadores do Rio de Janeiro aprovaram um projeto de lei que inclui a data no calendário da cidade, com celebração anual em 4 de setembro. O texto ainda precisa ar pela sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD), o que ainda não aconteceu. O objetivo da data é homenagear “a arte das cegonhas”, nome conferido às artesãs que confeccionam as reborn e que também foram assunto em uma reportagem recente do LeiaJá.

Atendimento no SUS é permitido? 1iv6g

A resposta curta é não. O sistema público de saúde não contempla o atendimento a seres não vivos, como é o caso das bebês reborn e outros objetos. No entanto, aos poucos, as bonecas têm sido parte de terapias ocupacionais em casos relacionados à saúde mental e obstétrica de mulheres ao redor do país. Por outro lado, o uso das reborn para a obtenção de vantagens e prioridade na rede de saúde também já se tornou uma pauta legislativa.

Um projeto de lei que circula na Câmara dos Deputados desde a última quinta-feira (15) propõe multa a quem utilizar bebês reborn para tentar conseguir qualquer tipo de benefício, prioridade ou atendimento direcionado para bebês de colo.

Assista ao vídeo h1d2d

LeiaJá também 2t2m5