PSOL apresenta Ivan Moraes como pré-candidato ao Governo de Pernambuco em 2026

Ex-vereador do Recife retorna à disputa eleitoral após dois mandatos na Casa José Mariano

PSOL apresenta Ivan Moraes como pré-candidato ao Governo de Pernambuco em 2026

Ivan Moraes (PSOL) é pré-candidato ao Governo de Pernambuco. Foto: Divulgação/Anderson Stevens

O ex-vereador do Recife Ivan Moraes, do PSOL, é pré-candidato ao Governo de Pernambuco nas eleições de 2026. A definição do diretório estadual foi divulgada neste sábado (24). Na segunda-feira (26), o partido realizará uma coletiva de imprensa na Casa Marielle Franco, sede da legenda do Recife, para dar mais detalhes sobre a pré-candidatura. Atualmente, está entre as preocupações do PSOL o combate à expansão da extrema-direita e o fortalecimento das pautas sociais de base, assim como a unidade do partido.

Samuel Herculano, presidente da sigla, destacou que a escolha de Ivan demonstra a unidade do diretório. “Saímos da reunião com a unidade construída para enfrentar os desafios que se apresentam na conjuntura. A pré-candidatura de Ivan Moraes representa a comunhão do nosso partido no enfrentamento à polarização e à extrema-direita”, defendeu.

Após a deliberação, o pré-candidato agradeceu a confiança dos dirigentes e reforçou o momento de unificação do partido. “As pessoas querem sonhar, querem pensar para frente, querem acreditar que pode ser melhor. Então, nós somos contra a privatização da Compesa, nós somos contra a escala seis por um, nós somos contra as privatizações dos parques, nós somos contra muita coisa. Mas, nessa campanha a gente vai precisar se lembrar do que a gente é a favor”, pontuou Moraes.

Ivan Moraes, militante e ex-vereador

Ivan Moraes é pai, escritor, jornalista, militante de esquerda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele também é co-criador, diretor e apresentador do programa Pé Na Rua, que está na sexta temporada e já gravou em mais de 100 municípios de Pernambuco. Além disso, Ivan foi vereador do Recife pelo PSOL-PE por dois mandatos, de 2017 a 2024. Na Casa, apresentou 72 projetos de lei, tendo 15 aprovações.