Agência do Sassepe Caruaru registra aumento de infecções respiratórias na urgência pediátrica 6a2i2s

1g1348

Neste mês, já foram atendidas na urgência pediátrica 74 crianças com problemas respiratórios, enquanto em todo o mês de abril, foram 47

Agência do Sassepe Caruaru registra aumento de infecções respiratórias na urgência pediátrica

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

No período de chuvas aumenta a circulação dos vírus respiratórios, de acordo com os médicos, o que leva ao adoecimento das crianças por infecções respiratórias. Na urgência pediátrica da Agência do Sassepe em Caruaru, no Agreste, a demanda aumentou, e as principais queixas são: síndromes gripais, asma, rinite alérgica, infecção de ouvido e garganta, além de vômitos e diarreia aguda, infecção de pele e dermatites.

Neste mês, já foram atendidas na urgência pediátrica 74 crianças com doenças respiratórias, enquanto em todo o mês de abril, foram 47. Um aumento de mais de 50%. Segundo o pediatra, Cássio Luís Dantas, as crianças mais suscetíveis são os bebês com menos de um ano. “Eles são mais propensos a desenvolver doenças respiratórias, mas também gastrointestinal e urinária, por conta do amadurecimento do sistema imunológico. Ainda não foram expostos a maioria das infecções, e, às vezes, ainda não completaram o esquema básico de vacinação”.

Sinais de alarme para as doenças respiratórias 4d41t

Ainda de acordo com o pediatra é importante observar os sinais de alarme para as doenças respiratórias, como: falta de ar, febre persistente, queda do estado geral, inapetência, desidratação, e neste momento buscar ajuda médica. Nas crianças que tomam medicações de uso contínuo, como por exemplo de asma, a orientação é manter o tratamento diário.

Entre as formas de prevenção, o especialista orienta: o aleitamento materno exclusivo para os menores de 6 meses, acompanhamento ambulatorial com o pediatra e a vacinação. “Ainda observamos a ausência de um cartão vacinal totalmente atualizado, mesmo sendo todas as vacinas disponibilizadas pelo sus. Observamos a falta das doses de reforço de influenza e de COVID em algumas crianças”, alerta.

Vacinação 2d2f20

As vacinas são essenciais para a construção da imunidade, lembra o pediatra. “A vacinação é um dos pilares da pediatria, junto com a alimentação adequada. São cruciais para a formação da imunidade, para o combate às infecções mais prevalentes da infância, sobretudo as mais graves. Criança vacinada é uma criança com maior proteção e menor risco de doença grave”, conclui Cássio Luís Dantas.

A Agência do Sassepe de Caruaru funciona na Rua João Colin, 275. Bairro de Indianópolis. O atendimento na urgência pediátrica é das 8:00 às 17:00. A agência também oferece outras especialidades, como:  Cardiologia, Dermatologia, Urologia, Clínico Geral, Psicologia, Psiquiatria, Ginecologia, Geriatria, Odontologia e Ortopedia.

*Da assessoria