Marina Silva é ofendida por senadores e se retira de audiência 203x2n

1g1348

Senador Marcos Rogério (PL-RO) mandou ministra “se pôr em seu lugar”

Marina Silva é ofendida por senadores e se retira de audiência

Ministra do Meio Ambiente e Clima, Marina Silva. Foto: Rogério Cassimiro/MMA

A ministra do Meio Ambiente e Clima, Marina Silva, se retirou, nesta terça-feira (27), da audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado após se sentir ofendida por comentários de parlamentares participando da sessão. O senador Marcos Rogério (PL-RO) mandou ela se pôr em seu lugar, o senador Omar Aziz (PSD-AM) disse que ela atrapalhava o desenvolvimento do país, e o senador Plínio Valério (PSDB-AM) disse que a respeitava como mulher, mas não como ministra.

Na audiência pública, a ministra foi convocada para discutir com os senadores a possível criação de uma unidade de conservação marinha na Região Norte. Presidindo a sessão estava Marcos Rogério, que já havia desligado o microfone de Marina Silva algumas vezes durante suas falas.

O parlamentar ironizou algumas falas da ministra, que replicou que ele gostaria que ela gostaria que ela fosse uma “mulher submissa, mas eu não sou”. Em resposta, Marcos Rogério foi taxativo: “Me respeite, ministra, se ponha no teu lugar”, tendo como resposta a reação negativa de Marina e de outras mulheres na sessão.

Marina Silva discute com Omar Aziz 6y5s34

Pouco antes da rusga com o senador do PL, a chefe da pasta do Meio Ambiente e Clima havia protagonizado uma discussão acalorada com o senador Omar Aziz, que cobrava as obras na BR-319, no Amazonas. Ele chegou a associar a falta de obras na estrada com a não chegada de cilindros de oxigênio às regiões mais distantes do estado, no período da pandemia do novo coronavírus, causando a morte de milhares de pessoas. Em suas críticas e cobranças, Aziz declarou que Marina não era “mais ética” do que ninguém na sala.

Já Plínio Valério começou sua fala determinando seu posicionamento perante a ministra de Estado. “Ao olhar para a senhora, eu estou vendo uma ministra, eu não estou falando com uma mulher. Eu estou falando com a ministra. Porque a mulher merece respeito, a ministra não”, disse o parlamentar ao cumprimentar Marina Silva.

O senador é o mesmo que em março, em outro encontro que teve com ela, disse que tinha vontade de “enforcá-la”, ao relembrar de sua participação na Comissão Parlamentar de Inquérito (I) das ONGs. À época, Marina repudiou a fala, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) afirmou que Valério fez um comentário “muito infeliz”. O tucano, por sua vez, disse que se tratou de uma “brincadeira”, mas que não se arrependia.

Ministra se retira da audiência pública 5yq6v

Por fim, Marina exigiu que o senador lhe pedisse desculpas, ou se retiraria da sessão. Diante da negativa de seu pedido, a ministra foi embora. “Eu me retiro, porque eu não fui convidada por ser mulher”, afirmou com veemência. O presidente da Comissão, Marcos Rogério, registrou que na próxima semana vai pautar a convocação dela. Desse modo, ela será obrigada a comparecer à audiência pública.